Rui e Dilma debatem educação e cultura com movimentos sociais‏

A inclusão do tema Cultura coincidiu com a visita da presidente Dilma a Salvador
Carol Garcia/GOVBA

Educação, segurança, saúde, redução da pobreza e cultura. Estes são os cinco temas que fazem parte da plataforma colaborativa do governo federal Dialoga Brasil apresentados a representantes de movimentos sociais, nesta sexta-feira (14), no auditório 4 do Senai/Cimatec, em Salvador, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Rui Costa, entre outras autoridades. A inclusão do tema Cultura coincidiu com a visita da presidente Dilma a Salvador. Por esta razão, o Ilê Aiyê se apresentou no evento. Ao todo, 80 programas de 14 temas irão compor o Dialoga Brasil. 

O governador Rui Costa considera fundamental que a sociedade contribua com sugestões em diversas áreas, em especial, a cultural. Conforme ele, ficou evidente que a cultura é prioritária para a juventude, quando, desde que assumiu o governo, ele é recebido com apresentações culturais estudantis nas visitas a unidades públicas de ensino. Sobre ações na área cultural, Rui falou que "fui colega de ginásio da cantora Margareth Menezes, no Colégio Luiz Tarquinio, na cidade Baixa, e nós vamos fazer juntos um projeto encantador lá na Ribeira".

Durante o evento, Dilma também fez encaminhamentos. Ela solicitou que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, entre em contato com o Ministério das Cidades para viabilizar uma sugestão que partiu da plateia durante a passagem por Salvador: a inclusão da cultura no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

"Dialogar é para melhorar, verificar se tudo está nos conformes. Uma das coisas mais importantes que podemos fazer juntos, além de dialogar, é se expressar. Por isso,o Minha Casa, Minha Vida tem que ter cultura. Se quisermos ser uma nação melhor, sem dar espaço para a cultura, para a cultura popular, nós não seremos. Somos um país multiétnico", comentou a presidente.